Descrição
Olá, colegas! 🌟
Apresento a explicação interativa sobre SUBSTANTIVO. Na atualidade, bem sabemos o quanto é difícil e necessário reter a atenção de nossos alunos em sala de aula. A quantidade expressiva de estímulos em que nossos estudantes são submetidos diariamente, faz com que o modelo de aula “comum” muitas vezes não chame a atenção.
Depois de solicitar o arquivo, digite PORTUGUÊS ENCANTADO na barra de pesquisa do seu e-mail para encontrar o documento com facilidade (pode cair em caixas diversas).
As explicações interativas objetivam ensinar e, ao mesmo tempo, reter a atenção dos estudantes de modo que eles consigam aprender e absorver as informações.
A explicação interativa sobre substantivo é uma maneira única de ensinar ou revisar sobre substantivo e, ainda, promover um momento significativo de atividades.
MODO de APLICAÇÃO:
– Inicie a aula conversando com a turma com o objetivo de buscar compreender quais são os conhecimentos deles sobre substantivos. Leve essa conversa para a realidade deles, para que eles consigam compreender que, mesmo não sabendo, os substantivos fazem parte do nosso dia a dia e nossa compreensão sobre a realidade. Aproveite o momento para levá-los a falar palavras comuns ao contexto. Esse tipo de atividade favorece a compreensão da importância de saber o conteúdo e de que se trata de uma temática importante e usual à realidade deles.
– Depois disso, espera-se que os alunos tenham compreendido que os substantivos fazem parte do dia a dia e são de fundamental importância para a nossa comunicação.
– Na sequência, sugiro entregar a folha anexa. Inicialmente, os estudantes precisam recortar cada uma das tiras e, no caderno, colar apenas a lateral esquerda.
– Em um roda de conversa ou no grande grupo, tente promover a participação dos estudantes na leitura e na compreensão de cada uma das explicações. É importante sempre levar a explicação para o contexto e dia a dia deles.
– Abaixo de cada tira, os estudantes vão colocando substantivos adequados àquela explicação.
Ao final desta tarefa, espera-se que:
1) Compreensão dos conceitos:
– Os estudantes serão capazes de definir substantivos;
– Saber compreender sobre os diferentes tipos de substantivos;
2) Identificação de substantivos em contexto:
– Os alunos deverão conseguir compreender e identificar os substantivos em diferentes situações, incluindo frases e textos. Deverão ser capazes de diferenciar os substantivos de outras classes gramaticais como verbos, adjetivos, advérbios e outros.
3) Classificação dos substantivos dentro de suas classes:
– Após essa dinâmica, espera-se que os estudantes consigam ser capazes de classificar os substantivos dentro de suas classes (substantivos próprios, comum, composto…)
4) Participação interativa:
– Com essa tarefa, os alunos deverão de forma ativa nesta tarefa, respondendo às explicações e participado das discussões sobre substantivos, favorecendo o trabalho em grupo e a participação interativa.
5) Criatividade e forma expressiva:
– Dentro do contexto da escrita, deverão ser capazes de enriquecer as produções de textos com os substantivos.
6) Compreensão de partes fundamentais da gramática:
– Reforço e promoção da classe gramatical SUBSTANTIVOS.
7) Habilidade de comunicação e conscientização sobre a importância dos substantivos:
– É de suma importância que os alunos compreendam e tenham a capacidade de se comunicar de forma eficaz. Os estudantes devem compreender a importância e a relevância dos substantivos para a comunicação.
8) Avaliação da aprendizagem:
– A partir desta tarefa, os professores terão condições de avaliar o domínio dos alunos sobre conceito dos substantivos e a sua capacidade de aplicá-los dentro de contextos práticos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.